Em nosso 2º dia em Cusco acordamos e fomos conversar na agência do hostel para obter informações sobre o transporte até Machu Picchu porque apesar de ser baixa temporada, é recomendado comprar o ingresso e a passagem de trem de Ollantaytambo para Machu Picchu (Águas Callientes na verdade) antecipadamente. Falarei sobre os detalhes, valores e o acesso no próximo post, sobre Ollantaytambo, Águas Callientes e Machu Picchu! Depois de comprarmos as passagens de trem na Peru Rail, fomos a Plaza de Armas e em seguida fomos caminhando até uma parte super alta de Cusco que da pra ver a cidade inteira.

Cusco-Peru-Vista-Panoramica

Cusco, Peru. Foto: Murilo Mendes Thomaz

Caminhamos um pouco mais e chegamos até Saqsayhumán, uma ruína localizada a 2 km do Centro de Cusco. Apesar de não ser muito distante, o caminho é bem íngrime e um pouco cansativo. É incrível como as pedras gigantes dessa ruína foram encaixadas perfeitamente pelos Incas. Apesar de parecer e dizerem que esta ruína foi uma fortaleza inca, teorias atuais apresentam que Saqsayhumán foi um local sagrado dedicado ao culto do Deus-Sol e um centro astronômico.

Saqsayhuamán-Cusco-Peru

Ruínas de Saqsayhuamán – Cusco, Peru. Foto: Murilo Mendes Thomaz

A 1,5 km de Sacsayhuamán está Q’enqo, um complexo arqueológico onde se encontram mesas e altares que eram dedicados a rituais agrícolas. A 3 km de Qenqo está Pukapukara, ruínas de uma pequena fortaleza inca que conserva muros, corredores, salas, aquedutos e fontes. A 1 km de Puca Pucara você estará em Tambomachay – Baño del Inca, (que em quéchua, significa “lugar de descanso”) um santuário composto por terraços de pedra talhada por onde a água flui.

Para visitar estes lugares é necessário adquirir o Boleto Turístico de Cusco, que é vendido por 130 soles/R$ 96 (Inteira) e 70 soles/R$ 52 (Estudantes) e dá o direito de visitar por 10 dias, 16 atrativos turísticos, sítios arqueológicos e museus de Cusco. Além de Saqsayhuamán, Q’enqo, Pukapukara e Tambomachay você também poderá visitar: Moray, Ollantaytambo, Pisac, Chinchero, Tipón, Pikillacta, Museo de Sitio de Qoricancha, Museo Municipal de Arte Contemporáneo, Museo Histórico Regional,  Museo de Arte Popular, Monumento Pachacuteq e Centro Qosqo de Arte Nativo. Vale a pena comprar o Boleto Turístico porque sai mais barato do que pagar as entradas separadas!

No almoço fomos procurar um lugar para comer um prato típico peruano, porém muito exótico, o Cuy, conhecido no Brasil por Porquinho da Índia. Apesar de dar dó, estavamos muito curiosos para experimentar esse prato. Após pesquisarmos o preço e pedir indicações de restaurantes acabamos indo no El Meson (Calle San Juan de Dios, 105), um restaurante agradável, acessível e fica de frente para a Plaza de Armas. O garçom sugeriu e pedimos o Churrasco Inca, que vem carne de Alpaca, Cordeiro, Cuy (Porquinho da Índia), Pollo, Rés e Papas Fritas suficiente para 2 a 3 pessoas comerem, por 90 soles (R$ 67). Estava uma delícia e apesar do Cuy ter pouca carne, eu achei saborosa! (Animal protectors que me desculpem!)

Cuy-Churrasco-Inca-El-Meson-Cusco-Peru-Culinaria-Peruana

Delicioso Churrasco Inca do Restaurante El Meson: Cuy (Porquinho da Índia, Alpaca, Cordeiro, Pollo, Rés y Papas Fritas. Foto: Guilherme Mendes Thomaz

Após o almoço fomos comprar a nossa passagem de ônibus de Cusco para Copacabana, na Bolívia, que seria nosso próximo destino depois de Machu Picchu. Voltamos ao hostel, jogamos baralho e depois fomos em um bar chamado “El Viejo” (Calle Plateros) para tomar uma cerveja com o Noah, um amigo americano que eu havia coincidentemente encontrado na noite anterior, saindo do Mama África.

Foi nessa  última noite em Cusco é que infelizmente descobri os efeitos da altitude. No fim da tarde esfriou bastante e como eu só estava com uma blusa fina acabei ficando um pouco gripado. Na hora de dormir, meu peito estava doendo muito, estava com dificuldade pra respirar e minha cabeça parecia que ia explodia (não estava de ressaca). Depois de ficar tentando dormir até as 5h00 da manhã, decidi ir até a recepção do hostel e eles indicaram o Chá de Coca (a maioria dos hostels tem uma mesinha com água quente, folhas de coca e açúcar mascavo). Tomei uma xícara e já me senti tão bem que enquanto esperava para tomar outra cochilei no sofá do hostel. Acordei um tempinho depois, fui pra cama dormir!

No próximo post falarei sobre a nossa ida a Ollantaytambo, Águas Callientes e preparativos para Machu Picchu!

Clique aqui e confira mais fotos da Plaza de Armas, Saqsayhuamán e do Churrasco Inca na página do I GET AROUND Travel Blog no Facebook !

Leia também:

Mochilão América do Sul (Peru, Bolívia e Chile): Organização da viagem e do roteiro!

Lima: Centro Histórico e Ceviche de Pescado (1º DIA – 06/03/2012)

Lima: Huaca Pucllana, Parque do Amor e Praia de Miraflores (2º DIA – 07/03/2012)

Lima: Museu Larco, Shopping Larcomar, Sala de Arte Contemporânea Luis Miró Quesada Garland e Aura (3º DIA – 08/03/2012)

Lima e Ida a Cusco (4º DIA – 09/03/2012)

Cusco: Centro Histórico (5º DIA – 10/03/2012)

Vale Sagrado dos Incas: Ollantaytambo e Águas Calientes (7ºDIA – 12/03/2012)

Machu Picchu: a Cidade Perdida dos Incas (8º DIA – 13/03/2012)

Copacabana, Bolívia: Lago Titicaca, Cerro do Calvário e Chicharrón de Trucha (10º DIA – 15/03/2012)

Isla Del Sol, Lago Titicaca: a Ilha Sagrada dos Incas (11º DIA – 16/03/2012)

La Paz, Bolívia: Capital Administrativa e Sede do Governo da Bolívia

La Paz: Passeio Chacaltaya e Valle de La Luna

Salar de Uyuni Tour: Passeio de 3 dias saindo de Uyuni (Bolívia) até San Pedro do Atacama (Chile)

Anúncios

3 respostas em “Cusco: Plaza de Armas, Saqsayhuamán, Boleto Turístico e Churrasco Inca (6º DIA – 11/03/2012)

1. Pingback: Copacabana, Bolívia: Lago Titicaca, Morro do Calvário e Chicharrón de Trucha | I GET AROUND Travel Blog!

2. Pingback: Isla Del Sol, Lago Titicaca: a Ilha Sagrada dos Incas (11º DIA – 16/03/2012) | I GET AROUND Travel Blog!

3. Pingback: Santiago, Chile: Dicas do que fazer, conhecer, hostels, bares e baladas em Santiago | I GET AROUND Travel Blog!