Cusco: Centro Histórico (5º DIA – 10/03/2012)

Plaza-de-Armas-Cusco-Peru

Plaza de Armas – Cusco, Peru.

Cuscoestá situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, ao sul dos Andes peruanos, a 3.250 metros de altitude. É a primeira cidade turística do país e uma das mais importantes da América. Conhecida pelos incas como a “Cidade Sagrada”, Cusco foi a capital de um dos principais impérios pré-colombianos: o Tahuantinsuyo, mais conhecido como Império Inca. Cusco em Quechua significa “umbigo do mundo” devido ao fato da cidade controlar uma vasta rede de caminhos que uniam, na prática, toda a América do Sul, desde o sul da Colômbia até o norte da Argentina.

Em 1532, após a chegada dos espanhóis e o fim do império, o conquistador espanhol Francisco Pizarro invadiu, saqueou e destruiu a cidade com o objetivo de destruir a civilização inca e construir com suas pedras e tijolos as novas igrejas cristãs e demais edifícios administrativos dos dominadores.

Com aproximadamente 300.000 habitantes, atualmente é a capital do departamento de Cusco e da província de Cusco. Por toda a sua história, cultura, suas ruínas, construções e todos os demais atrativos turísticos histórico-culturais, Cusco é considerada a Capital Arqueológica da América Latina e Patrimônio Cultural do Mundo!

Cusco-Peru-Mochilão-America-do-Sul

Chegamos em Cusco às 16h (em vez de 11h), pegamos um taxi e fomos direto para o Ecopackers Hostel, o melhor hostel da viagem. O hostel fica bem próximo da Plaza de Armas, é gigantesco e além da excelente infra-estrutura, a equipe é muito atenciosa, organizada e os quartos são muito limpos, confortáveis e seguros. Ficamos hospedados em dormitórios de 18 pessoas por U$ 6,75 a diária com café da manhã! Os hostels em Cusco são famosos pelas festas e apesar de ter muitas áreas comuns e um bar, o Ecopackers estava bem tranquilo, pelo menos enquanto estavamos lá… uma pena!  Para quem busca um hostel festeiro, dizem que o The Point Hostel é um dos mais recomendados.

Mercado-San-Pedro-Cusco-Peru

Mercado San Pedro, Cusco.

Fizemos Check-in, deixamos nossas malas e fomos dar aquela volta de reconhecimento pela cidade. Passamos pela Igreja de Santa Teresa, Plaza e Convento San Francisco, Rua de Santa Clara e Convento de Santa Clara, Convento de São Pedro e o Mercado de San Pedro, onde há diversas barraquinhas vendendo desde artesanatos locais até frutas, lanches, sucos. Não somos nojentos mas infelizmente não tivemos coragem de comer nada servido por lá! Saindo do mercado passamos pela Rua Marques e pela Plaza y Convento La Merced.

Voltamos ao hostel e jantamos por lá mesmo. Comemos um “Churrasco” bem gostoso feito no restaurante do hostel que vinha Carne de Alpaca, Lingüiça, Carne de Rés, Pollo y Papas Fritas (pra variar), por 15 soles (R$11) e ficamos tomando cerveja até irmos para o Mama África (Portal de Panes, 109 Plaza de Armas), umas das baladas mais famosas de Cusco. O lugar é pequeno, agitado, toca de tudo, a cerveja custa 10 soles (R$ 7) e o melhor de tudo (depois das gringas é claro) é que não paga nada pra entrar!  Na saída encontrei (por acaso) o Noah, um amigo americano que eu não via e conversava fazia muito tempo e eu nem sabia que ele estava lá, foi incrível!

No próximo post falarei sobre o nosso segundo dia em Cusco!

Clique aqui e confira mais fotos do Centro Histórico de Cusco na página do I GET AROUND Travel Blog no Facebook !

Leia também:

Mochilão América do Sul (Peru, Bolívia e Chile): Organização da viagem e do roteiro!

Lima: Centro Histórico e Ceviche de Pescado (1º DIA – 06/03/2012)

Lima: Huaca Pucllana, Parque do Amor e Praia de Miraflores (2º DIA – 07/03/2012)

Lima: Museu Larco, Shopping Larcomar, Sala de Arte Contemporânea Luis Miró Quesada Garland e Aura (3º DIA – 08/03/2012)

Lima e Ida a Cusco (4º DIA – 09/03/2012)

Cusco: Plaza de Armas, Saqsayhuamán, Boleto Turístico e Churrasco Inca (6º DIA – 11/03/2012)

Vale Sagrado dos Incas: Ollantaytambo e Águas Calientes (7ºDIA – 12/03/2012)

Machu Picchu: a Cidade Perdida dos Incas (8º DIA – 13/03/2012)

Copacabana, Bolívia: Lago Titicaca, Cerro do Calvário e Chicharrón de Trucha (10º DIA – 15/03/2012)

Isla del Sol, Lago Titicaca: a Ilha Sagrada dos Incas (11º DIA – 16/03/2012)

La Paz, Bolívia: Capital Administrativa e Sede do Governo da Bolívia

La Paz: Passeio Chacaltaya e Valle de La Luna

Salar de Uyuni Tour: Passeio de 3 dias saindo de Uyuni (Bolívia) até San Pedro do Atacama (Chile)

San Pedro de Atacama, Chile: Sandboarding no Deserto do Atacama e Valle de La Luna

Anúncios

3 respostas em “Cusco: Centro Histórico (5º DIA – 10/03/2012)

1. Pingback: Copacabana, Bolívia: Lago Titicaca, Morro do Calvário e Chicharrón de Trucha | I GET AROUND Travel Blog!

2. Pingback: Isla Del Sol, Lago Titicaca: a Ilha Sagrada dos Incas (11º DIA – 16/03/2012) | I GET AROUND Travel Blog!

3. Pingback: Santiago, Chile: Dicas do que fazer, conhecer, hostels, bares e baladas em Santiago | I GET AROUND Travel Blog!