Lima: Centro Histórico e Ceviche de Pescado (1º DIA – 06/03/2012)

Lima-PeruLimaa capital do Peru tem aproximadamente 8,5 milhões de habitantes e além de ser a maior e mais importante cidade do Peru é a 5a cidade mais populosa da América Latina, onde 30% da população peruana residem em Lima e Região Metropolitana de Lima.  Está localizada na costa central do país, as margens do Oceano Pacífico e além de suas atrações como sítios arqueológicos, praças e parques, espaços culturais, museus e galerias de arte, a cidade também oferece muitas opções de bares, baladas, shoppings e restaurantes onde a culinária é fantástica.

Tudo isso contribui para que Lima seja cada vez mais reconhecida como um pólo regional quanto ao desenvolvimento das artes e a culinaría peruana (especialmente a de Lima) como uma das melhores do mundo! Dentre os principais pratos que experimentei durante a viagem estão o Ceviche (peixe cru marinado em suco de limão), Lomo Saltado (tirinhas de filé salteado com cebola e tomate), o Arroz com pollo y papas (arroz com frango e batata frita), Ají de Gallina (frango com molho apimentado acompanhado de arroz, ovos cozidos e batata), Chicharrones (porção de carne suína frita, tipo um torresmo) e os prato mais exóticos de todos, o Cuy (porquinho da índia assado) e Anticuchos (coração de boi). Além de preços acessíveis, todos eles são uma delícia e a gastronomia peruana realmente é sensacional!

Lima: Centro Histórico e Ceviche de Pescado  (DIA 1 – 06/03/2012)

Chegamos em Lima por volta de meia noite e apesar de ser MUITO barato andar de taxi em toda a América Latina em geral, por questões de segurança optamos por reservar um traslado oferecido pelo hostel que custou US$ 20 (os três). Nos hospedamos no Ekeko Hostel (Calle Garcia Calderon 274, Miraflores), um hostel aconchegante, bem localizado, com um clima bem familiar e o valor da diária em dormitório de 10 pessoas foi R$ 18. Recomendo!

Deixamos nossas malas, tomamos banho e fomos procurar alguma coisa pra comer.  Próximo ao hostel, caminhando 10 minutos pela Avenida Arequipa encontramos um lugar que tem um monte de barzinhos e restaurantes legais, em frente ao Parque Central de Miraflores e do Parque John F. Kennedy, dois parques muito charmosos. Tomamos uma cerveja local chamada Cristal, comemos Arroz com pollo y papas e Anticuchos (OBS.: os pratos no Peru costumam ser bem servidos e muitas vezes são suficientes para duas pessoas).

Depois de comer, voltamos para o Ekeko Hostel onde dormimos por algumas horas e logo cedo já tomamos café-da-manhã no hostel e fomos conhecer o Centro Histórico de Lima. Pegamos uma van na Av. Arequipa por 1,20 soles e descemos (bajamos) na Calle Tacna com a Calle Wilson, início do Centro Histórico. De início você já percebe o trânsito caótico de Lima e o mais interessante é que o transporte público da cidade é composto por ônibus, micro-ônibus e combis que passam gritando e “recolhendo” as pessoas na rua, tocando reggaeton super alto! Muito loco!

Casas-Coloniais-Centro-Historico-Lima-Peru

Casas Coloniais no Centro Histórico de Lima, Peru.

Decidimos conhecer todo o Centro Histórico de Lima caminhando e apesar de termos pesquisado sobre alguns lugares, fomos conhecendo de acordo com que as praças, monumentos, parques e edifícios iam “surgindo”. Apresar de cansativo (caminhamos das 10h às 18h com pausa de 1 hora para almoçar), era uma supresa a cada esquina!

Logo que iniciamos nossa caminhada pelo Centro Histórico já vimos diversas casas coloniais com aqueles balcões/bancadas de madeiras entalhadas que datam da época republicana. Em seguida visitamos o Plaza de Armas, Palácio Del Govierno, Catedral Metropolitana, Prefeitura de Lima, Palácio Arzobispal, Casa de Literatura Peruana, Calle R. J. R. Ancash (bom para comprar artesanatos e souveniers), Iglesia y Convento San Francisco, Museo del Banco Central (muito interessante, entrada e tours guiados em Espanhol/Inglês grátis!), Palácio Torre Togle, Iglesia de San Pedro e depois de ver vários restaurantes, decidimos almoçar na Cevichería Heydi (Calle Puno, 371 entre Lampa e Azangaro), onde fomos super bem atendidos, comemos um Ceviche de Pescado delícioso que deu pra 4 pessoas, acompanhado de Inca Cola (um refrigerante super bom sabor Tutti Frutti) e Cusqueña (cerveja peruana). Comemos e bebemos super bem e a conta deu 14 soles para cada (R$ 10) e além de mim, o Lonely Planet também recomenda este restaurante em seu guia do Peru!

Ceviche-prato-tipico-peruano-Lima-Peru

Ceviche, prato típico peruano. Foto: Guilherme Mendes Thomaz

Após o almoço fomos conhecer a Plaza San Izidro, Palácio da Justiça, Parque de La Exposición, Estádio do Nacional, Mercado Central de Lima, Chinatown, Iglesia San Augustin e por fim o Santuário de Santa Rosa de Lima.

Nós não fizemos, mas outra opção interessante e que vale a pena fazer é o FREE WALKING TOUR OF CENTRAL LIMA, um walking tour grátis com guia local em Inglês que tem saídas diárias às 10h30 e 14h30 e tem duração de 2 horas. Clique aqui para maiores informações!

Chegamos no hostel exaustos, tomamos banho, cerveja, jogamos Kings Cup com o pessoal do hostel e fomos dar uma descansada para o nosso segundo dia em Lima, que falarei no próximo post!

Clique aqui e confira as fotos do Centro Histórico de Lima na página do I GET AROUND Travel Blog no Facebook !

Leia também:

Mochilão América do Sul (Peru, Bolívia e Chile): Organização da viagem e do roteiro!

Lima: Huaca Pucllana, Parque do Amor e Praia de Miraflores (2º DIA – 07/03/2012)

Lima e Ida a Cusco (4º DIA – 09/03/2012)

Cusco: Centro Histórico (5º DIA – 10/03/2012)

Cusco: Plaza de Armas, Saqsayhuamán, Boleto Turístico e Churrasco Inca (6º DIA – 11/03/2012)

Vale Sagrado dos Incas: Ollantaytambo e Águas Calientes (7ºDIA – 12/03/2012)

Machu Picchu: a Cidade Perdida dos Incas (8º DIA – 13/03/2012)

Copacabana, Bolívia: Lago Titicaca, Cerro do Calvário e Chicharrón de Trucha (10º DIA – 15/03/2012)

Isla del Sol, Lago Titicaca: a Ilha Sagrada dos Incas (11º DIA – 16/03/2012)

La Paz, Bolívia: Capital Administrativa e Sede do Governo da Bolívia

La Paz: Passeio Chacaltaya e Valle de La Luna

Salar de Uyuni Tour: Passeio de 3 dias saindo de Uyuni (Bolívia) até San Pedro do Atacama (Chile)

San Pedro de Atacama, Chile: Sandboarding no Deserto do Atacama e Valle de La Luna

Anúncios

6 respostas em “Lima: Centro Histórico e Ceviche de Pescado (1º DIA – 06/03/2012)

1. Pingback: Mochilão América do Sul (Peru, Bolívia e Chile): Organização da viagem e do roteiro! | I GET AROUND Travel Blog!

2. Pingback: Lima: Huaca Pucllana, Parque do Amor e Praia de Miraflores (2º DIA – 07/03/2012 | I GET AROUND Travel Blog!

3. Pingback: Lima: Museu Larco, Shopping Larcomar, Sala de Arte Contemporânea Luis Miró Quesada Garland e Aura (3º DIA – 08/03/2012) | I GET AROUND Travel Blog!

4. Pingback: Copacabana, Bolívia: Lago Titicaca, Morro do Calvário e Chicharrón de Trucha | I GET AROUND Travel Blog!

5. Pingback: Isla Del Sol, Lago Titicaca: a Ilha Sagrada dos Incas (11º DIA – 16/03/2012) | I GET AROUND Travel Blog!

6. Pingback: Santiago, Chile: Dicas do que fazer, conhecer, hostels, bares e baladas em Santiago | I GET AROUND Travel Blog!