Quando decidi passar um tempo viajando, minha idéia foi partir após minha formatura (Páscoa) e fazer um Mochilão pela América Latina inteira até o México e se sobrasse dinheiro, a Europa em seguida. Tudo na carreira solo!
Porém, como meu irmão e o Gringo (outro amigo nosso) decidiram tirar férias em Março e fazer um Mochilão pela América do Sul, resolvi ir junto com eles, voltar para minha formatura e ir para a Europa em junho.
Foi então que começamos a organizar o nosso roteiro. A primeira coisa que fizemos foi perguntar por informações e relatos de viagem a amigos e conhecidos que já haviam feito Mochilão pela América do Sul. Recebemos e-mails, arquivos em Word, pdf e até mesmo páginas “scaneadas” com diversas informações que foram extremamente importantes e valiosas! Também buscamos informações em blogs que encontramos através do Google, fóruns e redes sociais de viajantes independentes como Mochileiros.com, TripAdvisor.com, Lonely Planet e no Grupo de Mochileiros no Facebook onde há milhares de pessoas prontas e dispostas a te ajudar, responder dúvidas, dar dicas e sugestões rapidamente! Essas dicas e informações fazem a diferença e por isso gostaria de compartilhá-las.
Como éramos em 3 para organizar a viagem, buscar informações, pesquisar sobre os atrativos turísticos e tomar decisões sobre o roteiro, meios de transporte e hostels, decidimos dividir as tarefas. Além disso, criamos um grupo no Facebook, dois documentos no Google Docs para armazenar, centralizar e compartilhar essas informações em tempo real e também para facilitar nossa comunicação. Também fizemos algumas reuniões pelo Skype quando o assunto era mais importante e exigia uma discussão mais ampla! Reservamos os hostels pelo HostelWorld.com, e compramos as passagens pelo Decolar.com e pelo Submarino Viagens, porém recomendo o site SkyScanner, que na minha opinião é o melhor site para encontrar as melhores ofertas
Depois de muita pesquisa, conversas e discussões, conseguimos definir um roteiro que ficasse bom para todos nós, pois voltamos em datas diferentes. O meu roteiro de Mochilão América do Sul ficou:
DATA LOCAL
5-Março: IDA: São Paulo – Lima
6-Março: Lima: Centro Histórico e Ceviche de Pescado (1º DIA – 06/03/2012)
7-Março: Lima: Huaca Pucllana, Parque do Amor e Praia de Miraflores
8-Março: Lima: Museu Larco, Shopping Larcomar, Sala Luis Miró Garland e Aura
9-Março: Lima e Ida para Cusco (21 horas)
10-Março: Cusco: Centro Histórico
11-Março: Cusco: Plaza de Armas, Saqsayhuamán, Boleto Turístico e Churrasco Inca
12-Março: Vale Sagrado dos Incas: Ollantaytambo e Águas Calientes
13-Março: Machu Picchu: a Cidade Perdida dos Incas
14-Março: Águas Calientes volta a Cusco e ida para Copacabana (10 horas)
15-Março: Copacabana, Bolívia (10 horas)
16-Março: Isla del Sol, Bolívia (2h de barco)
17-Março: Isla del Sol volta a Copacabana e ida La Paz (3 horas)
18-Março: La Paz, Bolívia: Capital Administrativa e Sede do Governo da Bolívia
19-Março: La Paz: Passeio Chacaltaya, Valle de La Luna e Ida a Uyuni à noite (8 horas)
20-Março: Salar de Uyuni Tour (Dia 1)
21-Março: Salar de Uyuni Tour (Dia 2)
22-Março: Salar de Uyuni Tour (Dia 3) / San Pedro de Atacama (1 hora)
23-Março: San Pedro de Atacama – Ida para Santiago (25 horas)
24-Março: Santiago, Chile: Dicas do que fazer, conhecer, hostels, bares e baladas em Santiago
25-Março: Santiago de Chile
26-Março: Santiago de Chile
27-Março: Santiago de Chile
28-Março: Santiago de Chile
29-Março: Santiago de Chile
30-Março: Santiago de Chile
31-Março: Santiago de Chile
01-Abril: Santiago de Chile
02-Abril: VOLTA: Santiago – Ida para São Paulo
No geral, gostei muito desse roteiro e achei que ficou ideal em relação a ordem (começar em Lima e descer até Santiago), o tempo em cada cidade e os lugares que conhecemos. Muita gente fica em dúvida sobre a melhor época para fazer Mochilão pela América do Sul pois no inverno é muito frio e no verão chove bastante. Acredito que não poderiamos ter escolhido um mês melhor pra ir do que Março, fim do Verão e o começo do Outono. Tirando um fim de tarde chuvoso em Cusco e uma tormenta tropical em Águas Calientes, também no final do dia, logo depois que chega de Machu Picchu, os dias estavam ensolarados e maravilhosos. Mesmo fazendo calor, é necessário levar roupa de frio pois as noites em Cusco são frias. Se você for para a Bolívia, vai precisar de muita roupa de frio pra visitar a montanha de Chacaltaya e também no passeio de 3 dias saindo de Uyuni até San Pedro do Atacama (Chile). Faz muito frio no deserto a noite!
Como podem perceber, fiquei bastante tempo em Santiago… me encantei com a cidade, com as pessoas e com o estilo de vida da cidade (e do estilo de vida que eu estava vivendo lá haha). Conheci uns cariocas e umas mineiras super gente boas e como estava na casa de um amigo chileno, também conheci uma galera do Chile. Havia uma programação, alguma festa ou lugar legal para conhecer todos os dias e por isso, adiei tanto a minha ida para Valparaíso e Viña Del Mar que acabei nem indo. Todo mundo diz que vale muito a pena conhecer essas duas cidades portuárias, mas não me arrependo porque vivenciei Santiago de uma maneira única e agora tenho um motivo a mais para voltar ao Chile e conhecer o país inteiro, que é incrível!
Além de conhecer e vivenciar novos lugares, culturas, hábitos e costumes, viajar é conhecer pessoas novas e fazer novas amizades. Quando estávamos em Ollantaytambo esperando o trem para Águas Calientes conhecemos o Gabriel, um outro brasileiro muito gente boa que como estava viajando na carreira solo e tinha o roteiro muito parecido com o nosso, entrou para o time que em La Paz recebeu o nome de Brasileños Gallinas! Viajar com esses #pélas foi um prazer!
Muita gente está me perguntando sobre a viagem, como foi, qual o roteiro, quanto gastei, pedindo dicas e esse foi um dos motivos pelo qual decidi criar o blog e compartilhar um dos nossos arquivos do Google Docs. O arquivo “Mochilão América do Sul (Peru, Bolívia e Chile) | I GET AROUND Travel Blog” apresenta informações sobre o Roteiro; Transporte (meio de transporte utilizado, valor das passagens, horários de saída e chegada, empresas e duração da viagem); Coisas para Fazer (atrativos turísticos, monumentos, praças, restaurantes, baladas, etc.); Hospedagem (hostels que nos hospedamos, valores, endereço e site); O que levar? e Gastos TOTAL (total de todas as despesas da viagem). Clique AQUI para acessar e consultar o arquivo! Espero que te ajude 🙂
No próximo post, irei falar dos meus primeiros dias em Lima, a capital do Peru!
Leia também:
Lima: Centro Histórico e Ceviche de Pescado (1º DIA – 06/03/2012)
Lima: Huaca Pucllana, Parque do Amor e Praia de Miraflores (2º DIA – 07/03/2012)
Lima e Ida a Cusco (4º DIA – 09/03/2012)
Cusco: Centro Histórico (5º DIA – 10/03/2012)
Cusco: Plaza de Armas, Saqsayhuamán, Boleto Turístico e Churrasco Inca (6º DIA – 11/03/2012)
Vale Sagrado dos Incas: Ollantaytambo e Águas Calientes (7ºDIA – 12/03/2012)
Machu Picchu: a Cidade Perdida dos Incas (8º DIA – 13/03/2012)
Copacabana, Bolívia: Lago Titicaca, Cerro do Calvário e Chicharrón de Trucha (10º DIA – 15/03/2012)
Isla del Sol, Lago Titicaca: a Ilha Sagrada dos Incas (11º DIA – 16/03/2012)
Pingback: Lima: Museu Larco, Shopping Larcomar, Sala de Arte Contemporânea Luis Miró Quesada Garland e Aura (3º DIA – 08/03/2012) | I GET AROUND Travel Blog!
Pingback: Copacabana, Bolívia: Lago Titicaca, Morro do Calvário e Chicharrón de Trucha | I GET AROUND Travel Blog!
Pingback: Isla Del Sol, Lago Titicaca: a Ilha Sagrada dos Incas (11º DIA – 16/03/2012) | I GET AROUND Travel Blog!
Pingback: Santiago, Chile: Dicas do que fazer, conhecer, hostels, bares e baladas em Santiago | I GET AROUND Travel Blog!
Oi! Vou começar neste domingo um mochilão de 30 dias entre Agentina, Chile e Boilvia. Comprei uma mochila de 75L mas nao sei o que colocar dentro 😦 Me ajuda?
Olá, seu arquivo esta com problemas, teria como me enviar por email?
iara-africa@hotmail.com
Obrigada
Oi Iara, tudo bem?
Vi seu comentário e achei estranho pois eu consegui acessar normalmente…
De qualquer forma, te enviei o arquivo por e-mial 🙂
Beijos!
Sensacional! Vlw muito por compartilhar essas informações todas, principalmente a planilha! Fevereiro de 2014 pretendo começar minha aventura!
Namastê
De nada Maltus Jr! Que bom que gostou da planilha cara 🙂 Po, que massa. Vai curtir demais! Se tiver alguma dúvida, pode perguntar por aqui. Abraço!
no total gastou quanto?
Olá Camila, tudo bem? Gastei aproximadamente R$ 5.000 com TUDO! De uma olhada na planilha de gastos que está tudo especificado lá 😉 beijos!
E ai Guilherme
Ficou barato hein.
Estou me planejando pra ir ano que vem pro Chile, conhece alguém que esteja afim ou algum site onde eu possa encontra uma galera?
abraço!
Guilherme, parabéns pelo blog, muito, mas muito bom mesmo. Estou me preparando para fazer um mochila bem parecido com esse, suas dicas estão ajudando muito. Abs.
Caramba!!
Tem simplesmente tudo aqui pra me ajudar a planejar meu mochilão.
Os preços infelizmente terão subido, mas isso aki vai ser de grande valia! OBrigada!!
Bjs